Enaltecimento

Padrão
Chegam notícias, ainda confusas, como sucede sempre nestas ocasiões, duma “nova” operação policial (melhor seria precisar, operação político-mediático-policial) contra o independentismo galego.

Hoje parece que o alvo é a organização política Causa Galiza: as notícias falam de que a totalidade da sua Direção Nacional foi detida, numa operação desenvolvida em Vigo, Ponte Vedra, Muros, Boiro e Compostela, sob a acusação de “enaltecimento” do terrorismo.

É necessário, urgente e imprescindível mostrar a solidariedade com as pessoas detidas, e reclamar a sua imediata posta em liberdade.

Não é possível entender esta operação de repressão sem atender ao momento em que se produz: como bem sabemos, na Espanha não há nunca nenhuma campanha eleitoral sem a sua correspondente montagem político-policial… Sem dúvida, hoje são muitos os gabinetes da Espanha onde estão aguardando pola carnaça para poder sair nos meios como os grandes defensores da “democracia”, a “unidad de españa”, a “legalidade”, etc…

É em situações como esta quando as palavras aparecem novamente entre nós cheias de significado, de valor, de sentido. É agora que é importante a solidariedade, o apoio, a exigência de liberdade, a reclamação dos direitos, a defesa da dignidade,… É agora que é importante não ficarmos calad@s.

Porque é em momentos assim que sabemos que junto com as palavras, o silêncio, os silêncios, também significam. E muito.

Empreguemos portanto a nossa voz para evitar, para impedir, para quebrar esse silêncio, e mostremos a nossa solidariedade reclamando a imediata posta em liberdade das pessoas detidas.

Igor Lugris

Sexta-feira, 30 Outubro 2015